Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HGeC - Outubro Rosa 2017

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 13h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 17h20 | Acessos: 2878
O Hospital Geral de Curitiba participa do Outubro Rosa

(Curitiba/PR) - Neste mês de outubro o Hospital Geral de Curitiba (HGeC) intensificará seu olhar para os cuidados na prevenção do Câncer de Mama, estimulando o público-alvo (mulheres adultas) a participar do controle dessa patologia.

Diversas atividades serão desenvolvidas ao longo do mês, no intuito de compartilhar informações, promover a conscientização sobre prevenção da doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

As principais ações compreendem desde o emprego de grupos de profissionais orientando o público do Hospital até a abertura de agendas extras na Clínica Ginecológica e no setor de Mamografia, voltadas para o atendimento das demandas de prevenção do Câncer de Mama.

O HGeC receberá iluminação especial, divulgará a campanha através de banners e folders educativos, apresentará vídeos motivacionais nos ambientes de espera, oferecerá cafés da manhã para um bate-papo interativo, esclarecerá as medidas de prevenção no site institucional e utilizará camisetas personalizadas para o pessoal envolvido no atendimento, entre outras ações que serão divulgadas neste espaço, conforme forem sendo programadas.

 

 

         

         

 

Outubro Rosa no HGeC - Serviço de Ginecologia e Mastologia

Em apoio à campanha de prevenção ao Câncer de Mama, o Serviço de Ginecologia e Mastologia do Hospital Geral de Curitiba está de portas abertas para orientar, solicitar exames e avaliar aquele pacientes que precisam.

As mulheres que têm mais de 40 anos ou que tenham um histórico importante de câncer de mama na sua família e já tenham mais de um ano que não passam por uma avaliação podem procurar o serviço, que serão atendidas prioritariamente.

O Setor de Ginecologia e Mastologia funciona no Prédio do Ambulatório, 3º andar, sala 311. Horários de atendimento: segunda a quinta, das 07:30h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h. Sextas, das 07:30h às 12:00h.

 

         

 

Centro de Diagnóstico por Imagem

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Geral de Curitiba conta com um moderno parque tecnológico de equipamentos em radiodiagnóstico, com exames de Raios-X e Mamografia com processamento digital das imagens, Ultrassonografias 4D, Doppler, Densitometria óssea, Raios-X Panorâmico odontológico, Tomografia Computadorizada Odontológica e Tomógrafo Computadorizado de 64 canais, com possibilidade de reconstruções tridimensionais.

Em atividade ininterrupta, o CDI conta com equipe de especialistas apta a prestar atendimento às urgências e emergências, aos pacientes internados e ambulatoriais, com uma média diária de 60 exames diagnósticos. Em 2017, até setembro já foram atendidos mais de 14 mil integrantes da família militar.

Neste mês de outubro, o CDI está concentrado na Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Em 2013 foram 14.388 mortes pela doença e a expectativa de novos casos no Brasil, gira em torno de 57 mil novos casos por ano.

A boa notícia é que, quando detectado precocemente, o sucesso no tratamento é ainda maior, por isso a prevenção está no autocuidado e no conhecimento, senão vejamos:

  • 66% dos casos são descobertos pela própria paciente através do auto-exame de mamas.
  • O excesso de gordura abdominal aumenta em 74% o risco de câncer de mama.
  • 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis. A maior incidência da doença no Brasil ocorre na região sudeste, demonstrando a relação de consumo de produtos industrializados, obesidade, sedentarismo, stress, álcool e cigarro como fatores agravantes ao surgimento da doença.
  • A mamografia anual deve ser realizada a partir dos 40 anos e antes disso caso existam familiares que apresentaram a doença.

O Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Geral de Curitiba está preparado com equipamentos modernos e incremento de agendas no mês de outubro para realização de mamografias, porém a prevenção dura o ano inteiro.

Aguardamos por você. A prevenção está em suas mãos...

 Fonte de dados: Instituto Nacional do Câncer.

          

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página