Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Meu filho caiu! E agora?

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 12h36 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 19h03 | Acessos: 1178



A cada ano no Brasil são registradas mais de 140 mil internações

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano no Brasil são registradas mais de 140 mil internações no SUS devido a acidentes envolvendo menores de 14 anos.

A própria casa é o local mais "perigoso" onde acontecem a maioria desses acidentes. Quando a criança sofrer alguma queda é importante tentar manter a calma e transmitir segurança para ela. Tente perguntar como ela caiu ( se souber falar, se estiver acordada ou se alguém mais presenciou a queda ), se consegue mexer braços e pernas, se tinha algum objeto cortante por perto e se apresenta escoriações ou sangramentos. Se tiver algum corte lave imediatamente com água e sabão. Se for apenas uma contusão (batida) coloque gelo no local por 15 minutos para evitar que fique um hematoma.

Caso a criança tenha um traumatismo na cabeça e apresente sonolência excessiva, vômitos, irritabilidade, alterações de comportamento, perda da consciência ou convulsões ela deve ser levada rapidamente à um serviço de emergência infantil. Lá provavelmente ficará em observação e o médico plantonista indicará uma tomografia computadorizada de crânio se julgar necessário.

Tomar medidas de prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e permitir que os pequenos possam brincar com segurança e sem se machucar. Fique atenta!!!

Dra. Caroline Cavalcanti
Médica Pediatra
registrado em:
Fim do conteúdo da página