Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informações > Doença Periodontal: um inimigo oculto dos seus dentes
Início do conteúdo da página

Doença Periodontal: um inimigo oculto dos seus dentes

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 13h12 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 17h16 | Acessos: 3627



A doença periodontal é uma inflamação que afeta os tecidos de suporte dos dentes (gengiva e osso alveolar). Quando não tratada, pode levar à perda dos dentes envolvidos.

O que causa e como se desenvolve a doença periodontal?

O principal fator etiológico da doença periodontal é o biofilme (a famosa placa bacteriana). Quando o paciente não faz a adequada remoção da placa, através da escovação e uso do fio dental, as gengivas inflamam e começam a sangrar. A primeira fase da doença é chamada de gengivite. A gengivite é uma inflamação facilmente tratada com profilaxia profissional e uma adequada higiene bucal. Quando não tratada, a doença pode evoluir para a periodontite. A periodontite é uma forma mais grave da doença. Nessa fase, além de a gengiva estar inflamada, o processo inflamatório atinge o osso alveolar, o que causa reabsorção óssea e acarreta em mobilidade dentária, migração dental patológica (os dentes mudam de posição) e perda de função.

A doença periodontal tem tratamento?

A doença periodontal pode ser tratada através de raspagem periodontal (remoção profissional de cálculo e biofilme) e orientação de higiene bucal. Casos mais avançados de periodontite podem ser tratados com cirurgia periodontal. No entanto, o osso perdido não se refaz e o paciente fica com sequelas da doença, como aumento dos espaços interdentais e recessão gengival (exposição da raiz do dente), o que pode causar hipersensibilidade dentária e comprometimento estético.

Quais os fatores de risco para doença periodontal?

O principal fator de risco para a doença periodontal é o acúmulo de cálculo e biofilme sobre a superfície dental. No entanto, demais condições estão associadas à severidade e à progressão da doença. Os principais fatores de risco são: tabagismo, diabetes e genética.

Vale salientar que o primeiro sinal clínico da inflamação periodontal é o sangramento. Se suas gengivas sangram ao escovar ou ao passar o fio dental, procure seu dentista!

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página