Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campanha de doação de sangue do Exército beneficia cerca de 164 mil pessoas pelo Brasil
Início do conteúdo da página

Campanha de doação de sangue do Exército beneficia cerca de 164 mil pessoas pelo Brasil

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 12h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 12h56 | Acessos: 82


Crédito da foto: CComSEx

A campanha nacional “Ajudar está no nosso sangue”, do Exército Brasileiro, chega ao fim alcançando a marca de 164.652 mil pessoas beneficiadas com as doações de sangue de militares da instituição. Encerrada no mês de outubro, a iniciativa rendeu 41.163 doações, o que possibilitou a coleta de mais de 20 mil litros de sangue. A ação, que normalmente ocorre em junho, mês do doador de sangue, foi antecipada para abril por conta da Covid-19 e da consequente redução dos estoques nos bancos de sangue pelo Brasil.

A campanha estendida deste ano representou um aumento de mais de 300%, quando comparado a 2019, ano em que 40.400 pessoas foram beneficiadas com a Mão Amiga do Exército. Em 2020, a doação de sangue seguiu as novas normas sanitárias, como o uso de máscaras e o agendamento nos hemocentros.

Em Curitiba, as doações feitas por militares do EB no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) ajudaram centenas de pessoas, conforme destaca a diretora Liana Andrade Labres de Souza (foto):

"Neste ano, militares do Exército doaram mais de 300 bolsas de sangue. Se somar com mais 100 bolsas doadas por militares da Aeronáutica, temos um número significativo de estoque para atender uma rede de 385 hospitais. Lembrando que em cada doação são produzidos quatro hemocomponentes, ou seja, essas mais de 300 doações significam ajudar mais 1,2 mil pessoas no Paraná."


Crédito da foto: 2º Ten Paz Junior

A doação de sangue por militares do Exército é, durante todo o ano, incentivada nos quartéis e impulsionada no mês de junho, quando comemoramos, no dia 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em 2020, a campanha foi estendida de abril a outubro, uma vez que a pandemia de Covid-19 reduziu o número de doações e passou a exigir agendamentos para aumentar a segurança dos doadores. Segundo informações dos hemocentros do país, há evidências de que a Covid-19 não é transmitida pelo sangue, mas quem pretende doar precisa estar saudável e cumprir requisitos simples, como:

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis, e idosos devem ter feito ao menos uma doação antes dos 61 anos);

– Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal maior ou igual a 18,5;

– Não estar utilizando medicamentos;

– Apresentar documento oficial com foto;

– Ter tido ao menos 6 horas de sono na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar 2 horas antes da doação.

Para mais informações, consulte o hemocentro na sua cidade.

 "Ajudar está no nosso sangue!"

Com informações do CComSEx

registrado em:
Fim do conteúdo da página