Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oftalmologista do HGeC alerta sobre o combate ao Glaucoma
Início do conteúdo da página

Oftalmologista do HGeC alerta sobre o combate ao Glaucoma

Publicado: Quarta, 26 de Mai de 2021, 21h45 | Última atualização em Quarta, 26 de Mai de 2021, 21h46 | Acessos: 202

Na semana de Combate ao Glaucoma, oftalmologistas do Hospital Geral de Curitiba alertam para a importância da prevenção da doença e da visita ao consultório com frequência.

"A única prevenção é fazer o exame da pressão intraocular e fundo de olho. Também avaliamos a saúde do nervo óptico. Assim, conseguimos diagnosticar e tratar com colírios", explica a Cap De Biagi, oftalmologista do HGeC.

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo óptico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratada adequadamente, pode levar à cegueira.

"A doença é silenciosa. Há grupos de maior prevalência familiar, mas a maioria das pessoas não sente nada e só vai se dar conta quando já perdeu grande parte do campo visual", alerta a oftalmologista.

Os fatores de risco são hereditariedade, diabetes, traumas oculares e a idade superior a 40 anos. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto representa cerca de 80% dos casos e atinge pessoas acima dos 40 anos. Como pode ser assintomático, muitos nem percebem.

"Primeiro se perde a visão periférica e em seguida a visão central. Muitas vezes não há dor. Por isso, a consulta é determinante. O médico oftalmologista dispõe de aparelhos para medir a pressão ocular e fazer todas as avaliações", completa a Cap De Biagi.

Para marcar uma consulta com a Cap De Biagi ou o Maj Amorim, oftalmologistas do HGeC, basta solicitar pelo sistema online.

registrado em:
Fim do conteúdo da página